Eficiência energética
Na extensa lista de ações sustentáveis aplicadas em nossos projetos, uma das mais recorrentes são as medidas relacionadas ao consumo consciente de energia. Entre elas está a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas led, que duram muito mais e gastam bem menos energia elétrica. Em complemento a essa prática está a instalação de sensores de movimentos em áreas comuns, medida que reduz consideravelmente o consumo de luz.
Outra ação de extrema relevância é a implantação de miniusinas de cogeração de energia, chamadas de CHP, que possibilitam a geração de energia elétrica e térmica através do gás natural – combustível muito menos poluente se comparado a qualquer derivado do petróleo.
Além de minimizar o impacto ambiental, essas medidas geram economia. Conforme estudos realizados por profissionais da EKKOGROUP, as práticas citadas proporcionam uma diminuição de 15 a 20% no valor do condomínio.
Também com importante função de sustentabilidade é o planejamento e a implantação de sacadas e janelas amplas, as quais auxiliam no conforto térmico. Ou seja, além de proporcionar ambientes agradáveis, essa medida visa reduzir a necessidade de utilização de lâmpadas, ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado, refletindo na diminuição do consumo de energia. Sem falar no benefício de ter mais sol no dia a dia.
Consumo de água
A água, um dos essenciais recursos para a nossa sobrevivência, necessita cada vez mais ser consumida de forma consciente. O cuidado com esse bem precioso está presente em todos nossos projetos.
Além de sistemas de reutilização de água para trabalhos relativos à limpeza e ao paisagismo, o cultivo de espécies nativas em pontos estratégicos dos nossos projetos é uma medida que auxilia na redução do consumo. Essas plantas se adaptam melhor ao clima e exigem muito menos gastos com manutenção, adubo e água. Outro diferencial é a utilização de paredes vivas, uma forma de jardim vertical que pode cobrir muros e paredes, cuja irrigação ocorre de forma automatizada, garantindo a sustentabilidade.
Gestão dos resíduos
Uma ação sustentável fundamental e de extrema importância é a separação e o descarte correto dos resíduos. Tão importante quanto os locais apropriados de armazenamento é a destinação adequada do material. Para isso buscamos parcerias com empresas ou cooperativas de reciclagem para garantir que o destino final seja o mais correto possível e todo resíduo seja realmente reaproveitado. Desta forma, além de beneficiar o meio ambiente, contribuímos com a questão social.
É importante lembrar que a separação do lixo começa em casa. Os moradores devem ser incentivados a segregar o lixo orgânico do reciclável e destinar corretamente o descarte. Para isso contamos com um manual de boas práticas seletivas, o qual serve para esclarecer e conscientizar sobre essa importante ação de sustentabilidade.
Canteiro de obras e a vizinhança
A atenção com a sustentabilidade começa muito antes do projeto tomar forma. Uma das preocupações mais salientadas é quanto ao canteiro de obras. Fazem parte dos protocolos as reduções consideráveis de impactos ambientais, desperdícios e atenção à vizinhança.
Entre as ações destacam-se a redução, separação e destinação correta de resíduos, diminuição de poeira e ruídos, além do desperdício de recursos naturais.
Em respeito à vizinhança concentra-se esforços na comunicação visual informativa, na manutenção das calçadas e limpeza do entorno. Os pets também são prestigiados. Pontos onde cachorros e gatos podem se hidratar são implantados nas proximidades da obra. Aqui a política da boa vizinhança acontece de fato.
Personalização
Deixar a casa do seu jeito antes da conclusão da obra é uma forma sustentável de economizar e evitar reformas futuras. Com base nos sonhos e desejos do proprietário do imóvel, a personalização permite escolhas mais apropriadas para cada item do projeto. Desta forma, por não precisar desfazer algo realizado sem o seu aval, o cliente ganha tempo e evita desperdícios de resíduos.
Mobilidade
Um dos maiores problemas das grandes cidades é o trânsito caótico e a dificuldade de deslocamento, o que gera poluição, perda de tempo, estresse, entre outras consequências. Nossos projetos são estrategicamente pensados para minimizar estas questões e oferecer qualidade de vida.
A proximidade com estações de trem, o que possibilita inclusive a chegada em outras cidades e estações de metrô com rapidez e funcionalidade, é uma de nossas premissas. Aliado a isso está a valorização e a implantação de bicicletários como forma de estimular o uso desse tipo de transporte, que é saudável, econômico e peça chave de políticas urbanas de sustentabilidade.
Acessibilidade
Conceito de acessibilidade não está restrito às pessoas com deficiência, mas também para todos que possuem mobilidade reduzida – como é o caso de idosos e gestantes, por exemplo.
Valorizar, buscar e aplicar soluções é uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida a quem possui restrições na mobilidade. E essa é uma das nossas missões.
Procuramos em diversos detalhes promover a condição de ir e vir para todos, de forma a permitir a realização das atividades do cotidiano. A possibilidade de personalização do imóvel antes da entrega é uma das práticas que vão ao encontro das pessoas que possuem mobilidade reduzida. A preocupação também está presente nas áreas comuns: rampas, corredores, portas, sinalização adequada, entre outros aspectos que demonstram o respeito por esta comunidade que merece uma qualidade de vida digna. “Não há sustentabilidade sem o esforço coletivo”. Isso É EKKO, Lógico.