Cada vez mais, o assunto saúde mental entra em pauta nas discussões sobre bem-estar e conforto. Se até algum tempo atrás era um tabu admitir problemas de ordem psicológica, hoje é comum que o tema seja tratado. E ótimo que seja assim.
São várias as vertentes que podem ser analisadas a partir disso. Uma delas é a alimentação. Sim, pode parecer estranho. Geralmente, o que comemos é visto como uma forma de mantermos apenas o nosso físico saudável. Sendo assim, nos alimentamos de forma correta para que o corpo fique bem e, caso contrário, pagamos o preço com aumento de peso e outros problemas que podem impactar nossa saúde geral.
Mas é importante saber que há, sim, uma série de alimentos que atuam na saúde mental. Afinal, conforme atuam no equilíbrio de determinadas substâncias em nosso corpo, eles permitem que corpo e mente se alinhem, trabalhando juntos para o bem-estar geral.
Na verdade, uma lista considerável de alimentos pode auxiliar este aspecto. Quer saber quais?
Neste conteúdo, escolhemos alguns destes alimentos e explicaremos as razões pelas quais é importante ingeri-los, fazendo com que, não apenas o corpo, a mente também consiga se manter limpa e saudável. Assim, há a garantia de uma vida mais confortável, em todos os sentidos.
Espinafre
Para começar, falemos do espinafre. Rico em ácidos graxos, esta verdura é capaz de fortalecer bastante o metabolismo e a formação celular correta. Sendo assim, todas as desordens celulares, que podem levar a desequilíbrios físicos e mentais, são minimizadas a partir da ingestão constante deste alimento.
Isso sem falar no fato de que o espinafre, como uma folha verde, auxilia em diversos processos do corpo, permitindo também que, fisicamente, haja ganhos em relação a quem não tem a verdura em sua dieta regular.
Feijão
No Brasil, o arroz com feijão é, certamente, uma das combinações preferidas de boa parte das pessoas. Sorte de quem está neste amplo grupo, pois o feijão também entra em nossa lista.
Tudo por conta de sua composição. No grão, há intensa presença de selênio. Este elemento auxilia muito na capacidade de uma melhor saúde mental por ter como uma das características o fato de reduzir o estresse.
Sendo assim, considerando que o estresse é justamente uma das causas que leva ao cansaço mental e pode gerar quadros mais sérios para a saúde da cabeça, ter uma vasta quantidade de selênio, presente no feijão, se torna uma forma de diminuir ou até evitar o problema.
Aveia
Chegamos à aveia. Não é raro, em conteúdos sobre boa alimentação e benefícios para o corpo, vermos este componente presente, sempre de forma positiva. O mesmo acontece agora, quando falamos sobre saúde mental.
A aveia é capaz de gerar melhor equilíbrio eletrolítico no corpo. Com isso, todo o funcionamento de células, hormônios e demais componentes essenciais também evolui.
Com isso, a tendência natural é de que todo o sistema nervoso também se beneficie. Com equilíbrio e funcionamento em dia deste sistema, toda a saúde mental fica mais protegida e controlada, minimizando bastante qualquer risco de problema.
Couve
A couve é um exemplo de alimento que, provavelmente, terá sua maior influência direta no corpo, fisicamente falando. Porém, com seus benefícios, as sensações de bem-estar aumentam enormemente e, desta forma, a saúde mental também tem maior condição de se manter positiva.
Isso porque a couve ajuda a manter os funcionamentos internos, como o dos intestinos, em dia. Além disso, tem papel de desintoxicar o organismo, tirando quaisquer elementos negativos que estejam atrapalhando qualquer ação interna e, de quebra, pode ajudar o físico aumentando a resistência e saúde dos ossos.
Some todas estas vantagens e tenha a certeza de que, assim, a cabeça ficará muito mais leve e confortável, já que os processos internos do corpo estão limpos, há mais disposição e, tudo isso junto, faz com que o ânimo e o bem-estar sejam muito maiores.
Banana

Por fim, temos a banana. Outro alimento bastante presente na dieta do brasileiro, a fruta também tem seu valor no momento de melhorar e manter a saúde mental bem equilibrada, permitindo uma vida melhor para cada pessoa.
A banana é conhecida por promover maior disposição física e mental. Os indivíduos ganham mais resistência, por exemplo por conta da presença de potássio, e também se sentem mais felizes e dispostas a tentar projetos novos e a não deixar a cabeça ficar desocupada e parada, o que é sempre um risco para o bem-estar.
Com mais disposição no dia a dia, a saúde mental é preservada e, assim, todo o corpo se sente melhor para aguentar todas as atividades que permeiam a vida humana.
Estes são alguns dos principais alimentos que podem ter papel importante na melhora da saúde mental. Cada um com suas propriedades, o fato é que todos atuarão para que corpo e mente estejam mais saudáveis. Esta é a combinação perfeita para uma vida mais feliz e completa.