Quando falamos em casa do futuro, muitas vezes imaginamos locais grandiosos, cheios de equipamentos muito caros e impossíveis de serem comprados por quem não é milionário. Essa já foi realidade, mas hoje, com os avanços tecnológicos, já é possível ter em casa objetos domésticos inteligentes e acessíveis!
Esses objetos trabalham, geralmente, conectados entre si, através da rede wi-fi. A maioria deles visa trazer mais conforto, comodidade e segurança para sua casa, muitas vezes facilitando tarefas do dia a dia que tomavam certo tempo. E tudo começa com um conceito conhecido como internet das coisas.
A internet das coisas e o surgimento das casas do futuro
A Internet das Coisas se refere à conexão de objetos à rede. Assim, eles podem mandar e receber informações e “conversar” entre si. Esse conceito facilita a execução das mais diversas tarefas.
Quer um exemplo? Você sai de casa com pressa e se esquece de desligar o ar-condicionado. Através de um aplicativo de celular, você pode acessar o equipamento e desligá-lo a distância. Enquanto está fazendo isso, é avisado de que está na hora de fazer a manutenção dos filtros de ar, mas não precisa se preocupar, pois seu celular já enviou a solicitação de serviço ao seu técnico de confiança.
Pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade, possível por meio da internet das coisas. E já é possível adquirir objetos domésticos para deixar sua casa cada vez mais inteligente.
Conheça alguns objetos domésticos indispensáveis para uma casa do futuro
- Assistentes virtuais
Assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, ou o Nest, do Google, facilitam a realização de algumas tarefas domésticas. É possível ligar e desligar luzes, tocar música, colocar um filme na TV e configurar o despertador, entre outras atividades. Eles costumam ser o ponto principal da configuração de uma casa do futuro, já que respondem a comandos de voz e conversam com diversos outros objetos.
Eles também são úteis para pessoas que costumam esquecer compromissos e para idosos que moram sozinhos, já que é possível criar listas de tarefas. Você pode, por exemplo, pedir que às 8h seu assistente te lembre de tomar um remédio e te relembre disso a cada 10 minutos, até que você confirme que já tomou. - Eletrodomésticos inteligentes
Os eletrodomésticos do tipo smart são ótimas aquisições para casas do futuro. Geladeiras, televisores e até máquinas de lavar roupa podem ser programados e acionados à distância, por meio de aplicativos para celular. Algumas geladeiras já permitem que você acesse a lista de produtos que ela guarda de qualquer lugar e até que programe a compra de alimentos sempre que determinado item acabar, de forma totalmente automática. - Robôs aspiradores
Apesar de entrarem na categoria de eletrodomésticos, os robôs aspiradores alcançaram tanta popularidade que merecem um espaço próprio na lista. Esses pequenos robôs, geralmente circulares, são capazes de fazer a leitura do ambiente e, então, planejar uma rota para varrer, aspirar e até passar pano no chão. Os mais modernos possuem controle remoto e acesso por aplicativo. É possível programar os horários de funcionamento, para que seu robô limpe a casa enquanto você está fora. - Lâmpadas e sistemas de iluminação
Imagine poder mudar a cor e a intensidade de iluminação das lâmpadas da sua casa? Isso é possível com as lâmpadas inteligentes. Através de aplicativos ou utilizando os comandos de voz de sua assistente virtual, você pode ligar ou desligar as luzes ou até programar o horário que cada lâmpada deve acender e apagar. - Câmeras de segurança
Já é possível instalar um sistema de segurança inteligente em sua casa do futuro. As câmeras de monitoramento mais modernas são capazes de identificar a presença de pessoas na área a acompanhar sua movimentação, não perdendo suspeitos de vista. As gravações ficam armazenadas em nuvem, o que impede que sejam destruídas por pessoas mal-intencionadas. E você ainda pode acessar as imagens em tempo real pela internet. - Fechaduras digitais
Mais um item de segurança das casas do futuro, as fechaduras digitais podem ser acessadas por senha, tags do tipo cartão ou por biometria. Elas podem ser programadas para só abrirem para certas pessoas em horários predeterminados e, em caso de tentativa de invasão, enviam notificação imediata para seu telefone.
Além desses, existem vários outros objetos que podem fazer parte de uma casa do futuro, como cafeteiras, panelas elétricas e aparelhos de som. A cada dia surgem novidades, sempre trazendo mais tecnologia para nossas casas e nós, como apaixonados por tecnologia, estamos sempre esperando o que vem por aí.