Se existe algo que ninguém gosta de fazer é Declaração de Imposto de Renda. Mesmo assim, é uma tarefa que deve ser feita com muita atenção, principalmente quando se trata de declarar um imóvel financiado.
E antes de fazer sua declaração, você precisa saber que um financiamento imobiliário não deve ser declarado como uma dívida, e não deve colocar o valor total do financiamento, até porque esse valor pode mudar. Por exemplo: se você faz um financiamento imobiliário em 20 anos, mas consegue quitá-lo em 15 anos, irá pagar menos juros, resultando em um valor final também menor.
O que deve ser declarado é apenas o valor pago até o momento, somando a entrada, prestações quitadas, impostos, custos de corretagem etc., excluindo os valores das parcelas que devem ser pagas no futuro.
Para que você não fique com dúvidas, aqui vai um passo a passo da declaração de um imóvel financiado no imposto de renda. Fique ligado:
Como declarar um imóvel financiado no imposto de renda
1. Imóveis devem ser discriminados na ficha de “Bens e Direitos”. Apartamentos ficam na linha 11; casas na linha 12 e terrenos na linha 13.
2. Forneça o máximo de informações possíveis na discriminação. Informe de quem era o imóvel, se era um imóvel na planta e quando você realizou a compra. Existe um espaço específico onde deve-se informar o endereço do imóvel, a inscrição municipal e a área total do terreno.
- Se o seu imóvel foi financiado em 2020, você deve preencher o campo “Situação em 31/12/2019” com “R$ 0” e o campo “Situação em 31/12/2020” com o valor da entrada mais o valor total das parcelas pagas até o momento.
- Se o seu imóvel foi financiado antes de 2020, é necessário somar o valor declarado em 2019 com as parcelas adicionais que foram pagas e escrever o total em “Situação em 31/12/2020”. O campo “Situação em 31/12/2019” permanece com o mesmo valor declarado no início de 2020.
Pronto, simples não é mesmo? Aproveite as dicas e não deixe de preencher a sua declaração no imposto de renda.